VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!? Porque a alimentação é tão importante!

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Saiba que a frase do título está correta! O nosso corpo responde exatamente ao que ingerimos… é impossível ingerir muita comida, ou qualquer alimento, sem ter as consequências do que aquele alimento pode acarretar.

Assim, a medida que o tempo vai passando as pessoas adequam-se aos resultados que precisam com mudanças e melhorias na alimentação que pretendem ter relação a sua estética corporal ou sua saúde.

Para qualquer resultado que se queira obter, é MUITO importante sempre manter uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável não envolve somente uma forma de alimentação onde se mantenha o peso corporal, mas sim, uma alimentação onde haja equilíbrio alimentar entre nutrientes que possam proporcionar uma saúde plena.

A maioria das “dietas para emagrecimento” que encontramos por aí não entram nesse conceito de alimentação saudável, pois fazem melhorias na alimentação sem trazer uma nutrição adequada, só planejam o “corte” dos alimentos só pensando no peso corporal.

Para se ter uma alimentação considerada saudável é necessário consumir proteínas, carboidratosgordurasfibrascálcio e outros minerais, como também vitaminas. É importante ter uma dieta variada, possuindo vários tipos de alimentos, variando cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

Ok, mas como faço para saber a quantidade de cada coisa?

Existem algumas tabelas que podem ajudar a organizar a alimentação de forma adequada.
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica de equilíbrio alimentar que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diariamente. Ela é composta por 7 Grupos de alimentos de diferentes dimensões, cada grupo reúne alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
As indicações demonstram as proporções e pesos com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:

Resumidamente, uma alimentação saudável deve ser:

Completa, equilibrada e variada!!!

Veja a seguir 10 dicas de melhorias na alimentação para se ter uma vida saudável e eficiente:

  1. Varie e aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.

Faça melhorias na alimentação com vitaminas e minerais, elas colaboram com o bom funcionamento do organismo. Também as fibras regulam o funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade, ou seja, podem prevenir ainda várias doenças.

  1. Reduza o consumo de sal.

O sódio em excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos e alimentos com alto grau de sódio.

  1. Reduza o consumo de alimentos ricos em gordura

Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, consuma no máximo 1 vez por semana. Alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos tem menor gordura, sendo muito mais saudável ao organismo.

  1. Procure fazer pelo menos 4 refeições ao dia

Entre café da manhã, almoço, jantar procure fazer lanches com algum alimento nutritivo! Importante: Não pule as refeições.

  1. Tente comer feijão pelo menos 1 vez por dia.

É interessante variar os tipos de feijões usados e as formas de preparo e, claro, sempre juntamente com arroz para manter o equilíbrio alimentar . Esse prato é uma combinação completa de proteínas e ótimo para a saúde! Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc.

  1. Busque manter o seu peso dentro dos limites saudáveis

Pesquise ou faça uma avaliação para averiguar sua composição corporal. Um padrão muito utilizado é o valor IMC (Índice de Massa Corpórea), que define o valor saudável entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se o seu peso está adequado para a sua altura, mas é indicado para avaliar grandes populações. Se você procura uma avaliação mais individualizada faça uma avaliação de composição corporal!

  1. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar,

Doces, bolos, e biscoitos são ricos em açúcar. O açúcar é considerado uma energia “suja”, pois não traz nenhum benefício nutricional. Prefira os cereais integrais.

  1. Procure apreciar a sua refeição e coma devagar.

Faça do momento da refeição não somente de ingestão alimenta, mas um ponto de encontro com a família. É proibido se alimentar assistindo TV ou lendo algo. Reserve mais tempo para as refeições do seu dia, fazendo delas momentos de muito prazer!

  1. Beba MUITA água!

Cerca de 60% do nosso corpo é formado por água! É indicado a ingestão da média de 2 litros de água (6-8 copos) por dia.
Quando for consumir algum líquido prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada que trazer maior quantidade de nutrientes junto a água e para ajudar no equilíbrio alimentar e líquido pensando também no peso corporal. Procure consumir pouca quantidade bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal!! Prefira

  1. O PRINCIPAL: Seja ATIVO!

É ESSENCIAL acumular pelo menos 30 minutos de atividade física TODOS os dias.
A Atividade Física põe seu corpo num RITMO saudável e ajuda a colocar seu peso corporal no nível certo.
Caminhar, subir escadas, dançar… de alguma forma… MEXA-SE!

Essas são nossas dicas!! Siga e verá a diferença!!

Ter Qualidade de Vida é a principal prevenção!!!